Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras


SERVIÇOS


Ouvidoria

Diário Oficial

WhatsApp São Caetano

Concursos

Saúde e Bem-Estar Animal

Atende Fácil WEB

Portal do Emprego

Ouvidoria

Diário Oficial

WhatsApp São Caetano

Concursos

Saúde e Bem-Estar Animal

Atende Fácil WEB

Portal do Emprego



ACESSE TODOS OS SERVIÇOS


Notícias

Veja as principais notícias de São Caetano

GCM de São Caetano apreende dois adolescentes e detém adulto por roubo de veículo


A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul apreendeu dois adolescentes por ato infracional de roubo e deteve um adulto durante uma ação resultante do patrulhamento preventivo aliado ao monitoramento eletrônico.

Na noite de sexta-feira (12/12), a equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) realizava patrulhamento pelo Bairro Boa Vista, região de divisa entre São Caetano do Sul e Santo André, quando foi alertada pelo sistema Smart Sanca sobre a entrada no município de um veículo Honda Fit roubado na quinta-feira (11).

Durante as diligências, a ROMU deparou-se frontalmente com o automóvel já no Bairro Palmares, em Santo André, área limítrofe entre os municípios. Os GCMs desembarcaram da viatura e determinaram que os ocupantes saíssem do veículo. A ordem não foi acatada e o condutor avançou com o automóvel, na tentativa de empreender fuga, colocando em risco a integridade física dos patrulheiros.

Diante da situação, a equipe, posicionada taticamente, obteve êxito em neutralizar o veículo e realizou a abordagem com segurança.

No interior do automóvel estavam dois adolescentes e um adulto. Todos foram conduzidos ao 6º Distrito Policial de Santo André, onde a ocorrência foi apresentada para as providências de Polícia Judiciária.

O veículo foi apreendido e posteriormente restituído ao proprietário.

Smart Sanca atinge marca de 100 prisões de procurados pela Justiça em São Caetano


O Smart Sanca - Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano do Sul alcançou a marca de 100 foragidos da Justiça capturados desde o início de sua operação. O número consolida o sistema como uma das principais ferramentas de apoio às forças de segurança no município, com resultados diretos no enfrentamento à criminalidade e na proteção da população.

Inaugurado em julho deste ano como evolução do antigo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o Smart Sanca integra tecnologia de monitoramento em tempo real, reconhecimento facial e cruzamento de dados com os principais bancos de segurança pública do Estado e do País. A estrutura funciona de forma integrada com a GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Defesa Civil, Trânsito e Saúde, garantindo respostas rápidas e coordenadas às ocorrências.

“São 100 pessoas procuradas pela Justiça que acharam que poderiam entrar em São Caetano do sul, cometer as mesmas infrações e que não deviam prestar satisfações para ninguém. Nosso sistema está funcionando muito bem, é exemplo para outras cidades e dá para nossa população tranquilidade de andar por aqui”, disse o prefeito. “Além disso, traz mais investimento para a cidade, já que mais empresas têm procurado a nossa cidade para se instalar”.

Atualmente, mais de 560 câmeras estão interligadas ao sistema, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, permitindo identificar pessoas procuradas pela Justiça e acionar imediatamente as equipes em campo. As prisões realizadas ao longo dos últimos meses envolvem diferentes tipos de mandados judiciais, reforçando a efetividade do uso da tecnologia no apoio ao trabalho policial.

O resultado é fruto do investimento contínuo em inovação, da integração entre as forças de segurança, a Secretaria de Segurança do município e da atuação estratégica do Smart Sanca, que tem contribuído para a redução de indicadores criminais e para o fortalecimento da sensação de segurança em São Caetano.

Prefeitura de São Caetano recebe selo de transparência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas


Imagem: Divulgação / PMSCS

 

O Portal da Transparência da Prefeitura de São Caetano do Sul recebeu o selo Prata do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

Criado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o PNTP promove ações voltadas à ampliação da transparência das informações do poder público e examina o nível de transparência ativa nos sites institucionais das três esferas de governo (União, Estados e Municípios).

 De acordo com os critérios do programa, São Caetano passou do nível de transparência de 67,14% em 2024 (considerado intermediário), para 77,26% em 2025, o que lhe garante o alcance do nível Prata.

 A Controladora Geral do Município, Neusa Maria Sacchi, explica que a avaliação é baseada em diversos quesitos indicados pela Atricon, a partir de um extenso questionário direcionado à Auditoria e Controle Interno da Prefeitura. Posteriormente, os técnicos do Tribunal de Contas fazem a verificação e validação das informações prestadas. Após as análises dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal é classificado conforme o percentual de critérios atendidos.

 Os sites que atendem a 75% dos critérios recebem um selo de transparência (Diamante, Ouro ou Prata), de acordo com a tabela a seguir:

 

NÍVEIS

DIAMANTE -  atendimento de 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%

OURO  - 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%.  

PRATA  - 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%.  

INTERMEDIÁRIO - Nível de transparência entre 50% e 74%.  

BÁSICO - Nível de transparência entre 30% e 50%.

INICIAL - Nível de transparência abaixo de 30%.  

INEXISTENTE - Nível de transparência de 0%.

 

Segundo a controladora, o reconhecimento conquistado por São Caetano do Sul deve-se ao constante aprimoramento do Portal da Transparência Municipal, promovido pela Auditoria e Controle Interno, em conjunto com o DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), que incentivam e orientam as secretarias municipais para correta compilação de dados e adoção de boas práticas em busca da melhoria da transparência e prestação de contas à população

Dentre os itens que receberam melhor pontuação em 2025, encontram-se, por exemplo,  informações relacionadas a licitações, contratos, obras e recursos humanos da Prefeitura. O atendimento ao cidadão com a classificação 100% em acessibilidade e um aumento significativo no percentual do critério SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) merecem destaque, pois demonstram a melhoria no atendimento das demandas em Lei de Acesso a Informação.

 

O resultado da avaliação é divulgado no Portal da Transparência – Portal da Cidadania do Munícipio, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura de São Caetano do Sul. No Portal da Transparência, basta clicar no ícone “Radar da Transparência Pública”.

 

 

São Caetano elege novos membros do Conselho de Cultura para mandato no biênio 2026-2027


 

Texto: Eliane Parmezani /Secult PMSCS

Foto: Samuel Tchalla / Secult/ PMSCS

 

No último domingo, 7 de dezembro, São Caetano do Sul elegeu os novos representantes da sociedade civil para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural (Concult) no biênio 2026/2027. O resultado da apuração dos votos desta 8ª eleição do Concult foi publicado no Diário Oficial do município desta sexta-feira (12/12). Acesse clicando aqui.  

A votação, aberta a todos os eleitores com título ou e-título da localidade, foi realizada na Secretaria Municipal de Cultura - Secult (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255). No total, foram apurados 323 votos, dos quais 322 válidos e 1 nulo. Foram eleitos 10 representantes da sociedade civil, por segmento: artes visuais, culturas tradicionais, dança, diversidade cultural, literatura, música e teatro. Os eleitos - titulares e suplentes - serão convocados pela Secult para tomar posse em data a ser definida. 

Os conselheiros eleitos são:

 

Titulares

Andréia Grava (Literatura)

Fátima Gandra (Artes Visuais)

Felipe Julio (Dança)

Gustavo Costa (Música)

Kaamilah Mourad (Culturas Tradicionais)

Rafael Messias (Teatro)

Zambú (Diversidade Cultural)

 

Suplentes

Débora (Culturas Tradicionais)

Patrícia Dias (Música)

Williams Diamond (Literatura)

 

Concult

A função de conselheiro é voluntária e não remunerada, com mandato de dois anos, permitida uma reeleição. Formado por 14 membros titulares - cinco do Poder Público e nove representantes da sociedade civil - e seus respectivos suplentes, o Conselho de Cultura é um órgão vinculado à Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul, destinado a institucionalizar a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à Cultura. Cabe ao Concult participar da elaboração e do acompanhamento da política cultural da cidade, nos termos da Lei 4.904/2010. 

 

 

 




Acompanhe nossas redes sociais




descrição_da_imagem