Prefeitura de São Caetano reinaugura o Caism neste sábado
- 03/10/2019
- postado por Mark Ribeiro
- acervo,
A Prefeitura de São Caetano do Sul segue colocando em prática o planejamento de revitalizações dos equipamentos de Saúde. E a próxima reinauguração será a do Caism (Centro Integral de Atenção à Saúde da Mulher) Antonia Braido Dal’Mas. O evento será neste sábado (5/10), às 10h, na sede da unidade (Rua Herculano de Freitas, 200, Bairro da Fundação).
Entre as intervenções realizadas estão a criação de uma sala de acolhimento aos pacientes, climatização (com instalação de ar-condicionado) e o prontuário eletrônico, que garante atendimentos mais ágeis e eficientes. A obra incluiu ainda reparos no telhado, impermeabilização da viga calha, reforma dos sanitários e consultórios, troca de pisos e revestimentos e a revisão das instalações elétricas, incluindo a substituição de lâmpadas de vapor por LED. O investimento foi de R$ 240,7 mil.
O Caism realiza atendimentos nas áreas de planejamento familiar, pré-natal de alto risco, patologia do trato genital inferior, Mastologia, Dermatologia, Colposcopia (exame de colo de útero), prevenção do câncer de mama, cirurgia ginecológica, ginecologia para adolescentes e pequenas cirurgias.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Possui média mensal de 1455 consultas, 190 procedimentos e 900 exames de imagem. São 44 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e corpo diretivo e administrativo.
MUTIRÃO
Marcando a reinauguração, o Caism receberá, também no sábado, o Mutirão de Dermatologia e Pequenas Cirurgias de Pele, exclusivamente para 162 pacientes agendadas. Os procedimentos serão realizados a partir das 8h.
As pequenas cirurgias consideram casos com lesões menores de 6cm não recidivadas (que não tenham retornado) em pacientes com menos de 85 anos, sem histórico de cardiopatia, doenças graves descompensadas ou que façam uso de anticoagulantes.
Serão realizadas biópsias e extrações de pintas, verrugas e cistos, entre outros procedimentos. A ação segue a estratégia da Secretaria de Saúde de realizar mutirões de especialidades específicas, reduzindo consideravelmente a fila de espera pelos atendimentos – em alguns casos zerando a demanda reprimida.






