A noite desta sexta-feira (6/3) foi histórica para a Educação de São Caetano do Sul. Em cerimônia realizada no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, foi lançado o Currículo Municipal de Educação.

O Currículo Municipal de Educação foi o primeiro elaborado inteiramente por profissionais de educação da rede municipal de ensino. Alinhado à nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular - documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica), ele foi construído a partir da realidade de São Caetano do Sul e das experiências adquiridas pelas escolas municipais, que são referência para todo o País.

O currículo foi feito na forma de um documento único, que vai do berçário ao 9° ano do Ensino Fundamental. O trabalho envolveu mais de 470 profissionais da Secretaria de Educação e resultou em um documento de 1.100 páginas que já está disponível online no link https://sites.google.com/scseduca.com.br/curriculoscs.

O próprio processo de elaboração do currículo representou um intenso aprendizado e aprimoramento dos professores de São Caetano. Foram centenas de horas de reuniões e estudos para se chegar ao resultado final.

No ano passado, o município de São Caetano foi convidado a participar de um evento em São Paulo quando foi apresentado o Currículo Paulista, criado pelo governo do Estado. Sugeriu-se, então, que as cidades adotassem o currículo estadual. São Caetano foi um dos 24 municípios (dentre os 645 do Estado de São Paulo) que não aderiram ao currículo paulista, mas o único a implantar um currículo 100% elaborado por seus próprios educadores. Não contamos com nenhuma consultoria externa.

INCLUSÃO É DIFERENCIAL
A educação inclusiva é o grande diferencial desse currículo. Não é apenas um item do documento; todo o currículo é inclusivo, pois as atividades propostas são acessíveis a todas as crianças.

Nesta terça-feira (10/3), São Caetano terá a oportunidade de compartilhar com outros cidades as conquistas da educação inclusiva de São Caetano. O secretário de Educação está em Brasília, participando do Encontro Anual Educação Já! 2020, evento promovido pela ONG Todos pela Educação. Ele foi convidado a participar da mesa de debates da tarde de terça sob o tema “Educação Inclusiva: do discurso para a prática”.

ABONO E PLANO DE CARREIRA
Durante o evento, foi sancionada a Lei nº 5.837, que concede abono aos profissionais da Secretaria de Educação. Os abonos, retroativos a janeiro, variam de R$250 a mil reais e beneficiam cerca de 3.500 servidores públicos. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura conseguiu pagar 12 parcelas de abono no mesmo exercício fiscal.

A primeira parcela do abono, referente a janeiro de 2020, será paga no dia 13 de março; a segunda parcela, de fevereiro, será paga no dia 20 de março, e a parcela referente a março será paga no início do mês de abril.