Realizada Aula Magna do Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental
- 12/03/2020
- postado por Suzel Tunes
- acervo,
O ano letivo começou para o Celef, Centro de Estudos de Línguas do Ensino Fundamental Luiz Milani, com uma Aula Magna ministrada em duas etapas. Foram necessários dois dias (terça e quarta, 10 e 11/3) para recepcionar alunos matriculados e familiares no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho. Afinal, o Celef, inaugurado como um projeto piloto com 500 alunos, tem, agora, 3 mil matriculados.
A educação pública de São Caetano do Sul tem se aprimorado sob dois diferenciais: o ensino de tecnologia (graças a uma parceria com a empresa Google) e de idiomas, por meio do recém-inaugurado Celef (exclusivo para alunos do Ensino Fundamental da rede pública) e da Escola Municipal de Idiomas (aberta a munícipes de todas as idades, da rede pública ou particular).
O aprendizado de um segundo idioma é pré-requisito fundamental para a formação e a empregabilidade e, por isso, é importante que os pais valorizem essas conquistas da educação pública de São Caetano, acompanhando de perto seus filhos e estimulando-os a prosseguirem nos estudos.
Lucas Mazzoni, aluno do 5º ano da rede municipal, já sabe o que vai ser quando crescer: “Médico!”, responde, sem pestanejar. Sua mãe, Clarice, é enfermeira, e sabe que o filho precisará muito de conhecimentos de inglês para alcançar esse objetivo. “Moro perto da escola, no bairro Oswaldo Cruz, foi muito bom conseguir vaga este ano!”, diz.
Já Amanda, aluna do 9° ano, tem mais pressa. Uma tia lhe prometeu em futuro próximo uma viagem a Disney, nos Estados Unidos, e ela quer chegar lá pronta para conversar com os nativos. Sua mãe, Roseli, é professora e sabe a importância de uma boa escola para que a filha adquira fluência no Inglês. “Estive no dia da inauguração (em setembro de 2019) e adorei a escola e a proposta pedagógica. A equipe que me atendeu também é muito atenciosa”, elogiou.
MATERIAL LÚDICO
A Aula Magna foi proferida por Elaine Cristina Martins, professora de Letras, examinadora de exames de Cambridge e consultora acadêmica na editora Macmillan Education. Ela apresentou a pais e alunos os recursos do material didático que será utilizado pelo Celef. “O livro ensina por meio de interdisciplinaridade e situações cotidianas, de forma lúdica. Já realizamos um treinamento com os professores do Celef e estamos disponíveis para dar todo o suporte de que eles precisarem para as aulas”, afirmou.






