A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do programa de Saúde Mental, inicia na quarta-feira (2/12) as atividades no Ambulatório de Saúde Mental para Mulheres em Vulnerabilidade.

O programa Juntos Somos Mais Fortes vai oferecer, por meio de uma equipe ambulatorial, assistência especializada em saúde mental direcionada a uma demanda de atendimentos voltados às mulheres em situação de sofrimento psíquico por violência física, sexual e/ou psicológica. “Precisamos oferecer serviços especializados para o tratamento de mulheres que sofreram ou sofrem de complicações emocionais,  psicológicas e psiquiátricas decorrentes de violência ou abuso doméstico”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

A mulher que é vítima de violência doméstica passa muito tempo tentando evitá-la para garantir sua própria proteção e a de seus filhos. “As mulheres ficam ao lado dos agressores por medo, vergonha ou falta de recursos financeiros, sempre esperando que a violência acabe e nunca para manter a violência. O projeto vai fortalecer e auxiliar essas mulheres, para que elas possam quebrar o ciclo de violência e viverem de forma mais digna, além de dar suporte àquelas que conseguiram sair de situações de violência”, ressalta a coordenadora da Saúde Mental, Flavia Ismael.

Nos últimos anos, tem crescido a discussão em relação à violência nas suas mais diversas manifestações contra as mulheres. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil encontra-se em quinto lugar na posição de homicídios a mulheres, numa lista de 83 países, com 4,8 homicídios por 100 mil mulheres, estando abaixo apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. “Fortalecendo as mulheres sofredoras de violência, seja ela física, sexual e/ou psicológica, e dando atenção à saúde mental, além de orientações legais e sociais, poderemos contribuir para a redução da vulnerabilidade deste grupo”, afirmou Regina Maura.

Uma equipe de saúde mental, composta por médico especialista em psiquiatria, psicólogo e assistente social, atenderá as pacientes que chegarem ao serviço por busca espontânea (Caism e/ou pelo e-mail juntassomosmaisfortes@saocaetanodosul.sp.gov.br), por encaminhamentos feitos pela Diretoria de Atenção Básica (NASF), hospitais, CRAS, Creas e CAPS. O projeto será vinculado ao Caism, localizado na Rua Herculano de Freitas, 200, Bairro Fundação.