São Caetano tem a primeira plantonista fiscal virtual do Brasil
- 09/02/2021
- postado por Gisele Lopes
- assistente virtual, sefaz, fiscal,
Foto: Letícia Teixeira
A inteligência artificial tem mostrado cada vez mais seu potencial agregado a diversos serviços que utilizamos em nosso dia a dia. Sentindo a necessidade de prestar um atendimento de qualidade e cada vez mais ágil à toda população, a Sefaz (Secretaria da Fazenda) da Prefeitura de São Caetano implantou em 2019 uma solução em inteligência para prestar serviços 24 horas por dia, de forma ininterrupta. A plantonista fiscal virtual ANA, que oferece serviços e informações em tempo real.
Durante alguns meses, ANA passou por treinamento para compreender e armazenar as informações personalizando a experiência do usuário de forma prática e rápida. Em 2019, a plataforma começou a funcionar com alguns serviços como projeto piloto e durante os últimos dois anos passou por um processo de maturação instrumentalizando novos temas, para que a atendente se aproximasse cada vez mais das necessidades dos munícipes. Nos dois primeiros anos de atividade, ANA somou mais de 59 mil atendimentos. “Nossa ideia era facilitar a vida dos nossos contribuintes, melhorar nossos canais de comunicação e ter uma solução para os problemas em tempo real”, explicou o secretário da Fazenda, Jefferson Cirne da Costa.
ANA poderá tirar dúvidas sobre contabilidade, ISS, IPTU, isenção de imposto, emissão de certidão negativa de débito imobiliário, emissão de guias, entre outros. Há, inclusive, a possibilidade de tirar dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à covid-19. “Os munícipes mandavam suas dúvidas para nosso plantão fiscal, que funcionava das 8h às 18h. Se a pessoa precisasse resolver alguma questão à noite, teria de aguardar até o próximo dia para que um de nossos fiscais pudesse ajudá-la. A partir de agora, todos têm um canal para consultar e tirar as dúvidas 24 horas por dia”, explicou Ana Paula Rodrigues Pereira, fiscal tributária.
O armazenamento de dados na assistente virtual teve como base os temas mais relevantes, que foram atendidos ao longo dos anos pelo plantão fiscal da Sefaz, mas de forma dinâmica ele será atualizado sempre que necessário.
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vê com muito bons olhos o uso da tecnologia no atendimento ao cidadão, o que torna tudo mais transparente e ágil. Agora, com esses novos serviços da ANA estamos à disposição para realizar mais webinários e, assim, ampliar a divulgação aos segmentos interessados e à população, visando a melhoria constante da inteligência artificial no atendimento público”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação, Fernando Trincado.
As funções da assistente virtual foram apresentadas nesta terça-feira (9/2) em webinar, que reuniu dezenas de empresários e munícipes. Um link para acessar a assistente virtual está disponível no site da Prefeitura https://ana.saocaetanodosul.sp.gov.br/






