Foto: Eric Romero

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano realizou nesta quinta-feira (25/2) audiência pública para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2020. A plenária, realizada na Câmara Municipal, foi marcada pela transparência na explanação de despesas e investimentos e a eficiência da gestão no setor, que em ano de pandemia ainda entregou uma série de serviços à população.  

A secretária da pasta, Regina Maura Zetone, detalhou todas as despesas e ações executadas na Saúde, que somam investimento de 32,12% do orçamento total aplicado no setor, cerca de R$ 318,1 milhões, valor acima do mínimo, 15%, exigido pela Constituição Federal. “Embora tenhamos atravessado um ano de pandemia, mantivemos investimentos na Saúde no município próximo a 2019, que foi 31,8%”, destacou Regina Maura.

A secretária falou também sobre a realização de diversas auditorias para a fiscalização de internações, prontuários, contratos e ações da Saúde de forma permanente. “Com a auditoria é possível identificar pontos importantes e sugerir mudanças que ajudam a otimizar a prestação dos serviços. É uma forma de avaliar a rotina e execução do trabalho em cumprimento às normas técnicas e legislações”, explicou Regina.

Sobre os serviços ambulatoriais que envolvem procedimentos diagnósticos de coleta de material, laboratório clínico, raio x, ultrassonografia, tomografia, endoscopia entre outros, houve aumento de 50% em relação ao segundo quadrimestre com a execução de 605.617 procedimentos. “Foi justamente quando passamos a liberar o agendamento de consultas e procedimentos que ficaram paralisados por conta da pandemia”, complementou a secretária de Saúde.

Durante a apresentação, Regina Maura falou sobre obras e ações entregues no último quadrimestre do ano, como a inaugurações de dois novos ambulatórios: o pós-covid e o de Saúde Mental para Mulheres em Vulnerabilidade; além da reinauguração do Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infectocontagiosas), da nova Casa da Gestante e as obras do Atende Fácil Saúde que seguem em ritmo normal. No período, a secretaria promoveu também uma ação para prevenção do câncer de próstata e foi premiada pelo trabalho de prevenção e controle de transmissão da covid-19 nas Instituições de Longa Permanência.