Prefeitura anuncia novidades no Auxílio Transporte Escolar
- 12/03/2018
- postado por redação
- acervo,
Prefeitura anuncia novidades no Auxílio Transporte Escolar
Todo o atendimento de emergência em São Caetano do Sul está agora reunificado em um único número telefônico, o 156. O serviço concentra a prestação de socorro pré-hospitalar (ambulância), Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros, Defesa Civil e trânsito. Nesta quarta-feira (14/03), o SOS Cidadão 156 foi lançado oficialmente pela Prefeitura, no Hospital São Caetano.
Com o funcionamento da central de gerenciamento de emergências, o socorro médico na cidade deve chegar a um tempo de resposta de seis minutos. O serviço atende 24 horas por dia, todos os dias, com médicos, enfermeiros e condutores socorristas que atuam em urgências de natureza clínica, traumática, cirúrgica, pediátrica, gineco-obstétrica e de saúde mental.
Esse sistema devolve à população a sensação de segurança em casos de emergência. “Tínhamos o 199, que acabou sendo desativado. Assumimos o compromisso de resgatar esse serviço e agora estamos o entregando, para que o cidadão possa contar com um atendimento eficiente e de qualidade”, afirma o prefeito.
SAÚDE
A frota para socorro médico do SOS Cidadão 156 conta com quatro ambulâncias, além de motocicletas e veículos de apoio e de intervenção rápida (VIR), todos com novo padrão visual nas cores cinza e amarelo. Os profissionais também ganharam novos uniformes. A média de atendimentos na cidade tem sido de cerca de 40 ocorrências por dia. A equipe técnica conta com 87 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.
A Secretaria de Saúde diz que a central no próprio município permitirá maior rapidez no atendimento. “Tínhamos grandes problemas com o serviço feito pelo regulador em Santo André. Agora o tempo de resposta para cada chamada deve passar de aproximadamente 15 minutos para seis. Temos de enaltecer a coragem da Prefeitura”, afirma.
Prefeitura anuncia novidades no Auxílio Transporte Escolar
A Prefeitura de São Caetano do Sul apresentou, no dia 06/04, as novidades do Auxílio Transporte Escolar. O programa garante que vans particulares sejam contratadas para levar e trazer os alunos às escolas municipais. A primeira boa notícia é a ampliação do número de beneficiados: a intenção é que, até o fim do ano, sejam atendidas 2.000 crianças.
O Auxílio Transporte Escolar foi lançado em 2010 e integrava um conjunto de 18 programas sociais chamado de Profamília, que atendia a 20.000 famílias são-caetanense. Muitos desses programas estão sendo retomados pela atual gestão.
O anúncio foi feito no Cecape Dra. Zilda Arns para representantes da Educação e do setor de transporte no município, além de vereadores e secretários.
Aprovado em março pela Câmara Municipal, o novo modelo do Auxílio beneficiará alunos cuja família apresente renda familiar bruta inferior ou igual a quatro salários mínimos por mês (antes eram oito) e estejam matriculados em unidade escolar da rede municipal a, no mínimo, 700 metros de sua residência (antes eram 1.500m).
São Caetano conta com baixíssimo índice de evasão escolar, chegando a quase zero, e o Transporte Escolar também faz parte desse número positivo. Os interessados poderão se inscrever (pela internet) assim que for publicado o edital.






