São Caetano do Sul debate a nova Base Nacional Comum Curricular
- 23/10/2018
- postado por redação
- acervo,
Até o dia 25 de outubro, os professores da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul estão participando de um congresso promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Sob o tema “(Re) organização curricular: desafios, trajetórias e perspectivas”, o objetivo do congresso é promover uma reflexão sobre os currículos das escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, à luz da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, que deverá ser implantada a partir de 2019.
Para a secretária de Educação, a participação em congressos é parte da formação docente: “A atualização e o compartilhamento de experiências é essencial ao trabalho pedagógico. Além disso, começaremos em 2019 uma nova base curricular, que precisamos conhecer profundamente para adaptá-la à nossa realidade local”.
Segundo o professor Paulo Sérgio Garcia, diretor Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (Cecape), a nova BNCC dá ênfase ao desenvolvimento de habilidades e competências, no lugar da simples memorização de conteúdos. “Os conteúdos são meios para o desenvolvimento de competências”, explica o professor. Ele destaca que esse ensino mais qualitativo requer constante aprimoramento do profissional de educação. “Por isso, a realização do Congresso também faz parte das estratégias de formação dos educadores de São Caetano”, diz o diretor do Cecape.
O congresso abriu na terça-feira passada (16/10), no Teatro Paulo Machado de Carvalho, com uma palestra da pedagoga Priscila Boy, mestre em Ciência da Educação, que falou sobre os desafios e possibilidades do BNCC, e, nos outros dias, prosseguiu no auditório do Cecape. Além dos especialistas, professores da rede também estão compartilhando experiências profissionais e projetos desenvolvidos em sala de aula. O encerramento ocorre novamente no Teatro, no dia 25/10.






