Em sua nona reunião ordinária, o Comcipas, Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social, abordou as conquistas e os planos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que completou 50 anos no último mês de agosto.

Reuniram-se com os conselheiros os professores Paulo Sérgio Lopes Ruiz, pró-reitor administrativo financeiro, e Joaquim Celso Freire, especialista em políticas públicas e desenvolvimento regional. Eles representaram o reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) Marcos Sidnei Bassi. O encontro ocorreu no auditório do Atende Fácil, nesta segunda-feira (05/11).

Para o secretário executivo do Comcipas, Elísio Peixoto, a reunião foi muito esclarecedora, pois demonstrou os avanços históricos da USCS, desde sua fundação, em 1968, como Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, passando por sua consolidação como Universidade Municipal de São Caetano do Sul, em 2004, e chegando às atuais conquistas. Atualmente, a instituição conta com 10 mil estudantes, 45 cursos de graduação, 517 professores, 179 funcionários e 47 convênios de intercâmbio internacional.

NOVOS CURSOS
O Comcipas é um órgão oficial de participação da sociedade civil organizada no governo municipal. Composto por 38 instituições, como sindicatos, federações, associações e outros segmentos da sociedade, ele se reúne todo mês para discutir políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. Assim, após a explanação dos professores, foi aberta a oportunidade para perguntas e observações dos conselheiros.

Segundo o professor Joaquim Celso Freire, a USCS vem investindo continuamente em novos cursos para atender às demandas da sociedade. Em 2019 estreiam os cursos de Arte, Educação e Cultura; Ciências Aeronáuticas; Engenharias e Gastronomia.