Banda Marcial de São Caetano disputa final de Bandas e Fanfarras em Nazaré Paulista no domingo
- 23/11/2018
- postado por redação
- acervo,
Neste domingo (25/11), a Banda Marcial Municipal de São Caetano do Sul (Bamascs) representará o município na Grande Final Circuito Amigos, em Nazaré Paulista. A Bamascs foi a terceira melhor pontuada no ranking classificatório, totalizando 98% dos pontos possíveis. O evento é organizado pelo Circuito Amigos Fanfarras e Bandas e tem a participação de diversas cidades do Estado de São Paulo.
O campeonato avalia quesitos como uniformidade, marcha, afinação, dificuldade técnica, ritmo e coreografia. Fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e da Secretaria de Educação (Seeduc) da Prefeitura de São Caetano do Sul, a Bamascs tem a regência de André Ricardo de Sousa, coreografia de Renata Rainatto e coordenação administrativa de Felipe Aguiar.
Para o maestro André Ricardo de Sousa, “será um campeonato muito competitivo, pois contaremos com bandas bem equipadas e de tradição no meio. Mas temos a certeza de que todos os alunos e profissionais envolvidos se dedicaram muito durante o ano todo e farão o melhor”. Atendendo às exigências do regulamento e para cativar o público, a Banda terá músicas populares e eruditas no repertório.
BAMASCS
Retomada em 2018, a Bamascs tem por finalidade representar o município em solenidades oficiais, bem como participar de competições e apresentações dentro e fora de São Caetano do Sul. Os alunos que se destacam nas corporações do Programa Bandas e Fanfarras da cidade são convidados a aprimorar seus conhecimentos e técnicas na Banda Marcial Municipal, onde têm aulas com monitores específicos para cada instrumento musical.
Eles participam de aulas de teoria musical, aprendem a ler partituras, além de conceitos como ritmo, dinâmica e afinação. Os integrantes também aprendem princípios de composição coreográfica, desenvolvem a coordenação motora e executam coreografias diversas com ou sem o uso de acessórios.
Neste ano, o programa, que ocorre dentro das escolas do município, contou com 20 corporações, divididas em seis Bandas Marciais, 14 fanfarras, 23 instrutores e coreógrafos, com mais de mil alunos envolvidos.






