Captação de recursos para projetos da terceira idade cresce 81%
- 12/02/2019
- postado por Gustavo Asakawa
- acervo,
As políticas públicas voltadas para a terceira idade, implantadas pela Prefeitura de São Caetano do Sul, ganharam um expressivo reforço nos últimos dois anos. Desde a criação da lei que institui o Fundo Nacional do Idoso, regulamentada no município em 2017, a cidade captou R$ 1.215.022,00 em doações de pessoas físicas e jurídicas, por meio de dedução do Imposto de Renda. Somente em 2018, o total chegou a R$ 782.687,00, o que representa aproximadamente 81% a mais do captado em 2017.
Em São Caetano, três projetos foram aprovados para que sejam beneficiados com os recursos: Curso de Cuidadores, Turismo na Maturidade e Alimentando Corpo e Mente, todos voltados para saúde e bem-estar da população idosa do município.
O crescimento se deu devido ao reconhecimento dos serviços já prestados, a credibilidade das ações desenvolvidas e a oportunidade que as empresas enxergam em poder ajudar com um percentual que seria pago de imposto, mas que pode ser destinado para projetos sociais.
Para 2019, a meta é focar na conscientização para mostrar a possibilidade de destinação de 1% do Imposto de Renda devido para pessoas jurídicas e 6% para pessoas físicas.
NOVIDADE PARA 2019
A partir do exercício de 2019, as pessoas físicas poderão fazer doações aos fundos municipais, estaduais e nacionais do idoso diretamente na declaração do Imposto de Renda, limitadas a 3% do valor devido apurado, com pagamento por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Dessa forma, a doação poderá ser feita até o último dia de entrega da declaração de ajuste. Até então, a destinação era permitida somente para o Fundo da Criança e do Adolescente.






