Em audiência pública, Secretaria da Fazenda de São Caetano reafirma compromisso com a austeridade
- 01/03/2025
- postado por Suzel Magalhães Tunes
Foto: Eric Romero / PMSCS
A Secretaria da Fazenda de São Caetano do Sul realizou na noite de sexta-feira (28/2) a audiência pública de prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2024. O evento ocorreu na Câmara Municipal, de forma presencial, com transmissão em tempo real pelos canais de comunicação do Legislativo (Facebook e Youtube).
Além do secretário da Fazenda, participou da audiência pública a secretária de Governo, que ocupou o comando da Sefaz na gestão anterior. Ambos fizeram a apresentação das contas públicas e ficaram à disposição para responder questionamentos dos vereadores e do público.
O secretário da Fazenda iniciou sua apresentação destacando as receitas da Prefeitura (mais de R$ 2 bilhões) e a aplicação desses recursos. Como nos quadrimestres anteriores, além das despesas com pessoal destacam-se os investimentos em Saúde e Educação.
Em Saúde, enquanto a lei determina que sejam investidos pelo menos 15% dos recursos, São Caetano investe 29,19%. Na Educação, o mínimo legal é de 25%, e a Prefeitura investe 33,22%. “Esses investimentos refletem-se na qualidade de ensino, que se destacou mais uma vez em pesquisa recente do IBGE (São Caetano é a cidade brasileira com maior índice de escolaridade do Brasil)”, lembrou o secretário.
Questionados sobre planos de carreira para servidores municipais, os secretários anunciaram projeto de reforma administrativa em curso. Já foram iniciados estudos para uma revisão do estatuto da GCM e do plano de carreira do Magistério, bem como dos índices do próximo dissídio do servidor municipal. O objetivo é tornar a carreira mais atrativa para atuais e novos servidores, com impacto orçamentário responsável.
A questão da austeridade fiscal tem permeado todas as avaliações. Segundo Paulo Rossi, embora o município tenha se modernizado, aumentando a capacidade de arrecadação, o País vive um momento de instabilidade econômica. “Temos que ficar vigilantes e manter o equilíbrio fiscal”, concluiu o secretário.
A apresentação da Sefaz está disponível no site da Câmara Municipal, ou diretamente CLICANDO AQUI.






