II Simpósio do Conselho de Alimentação Escolar de São Caetano destaca fortalecimento do diálogo entre escola e comunidade
- 21/10/2025
- postado por Raphael Augusto Massa Rocha
O II Simpósio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de São Caetano do Sul, realizado no último sábado (18/10), marcou as comemorações pelos 30 anos de atuação do Conselho no município e reforçou o compromisso da cidade com a qualidade da alimentação oferecida nas escolas da rede municipal.
O evento, realizado na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Campus Centro, reuniu pais, professores, diretores, gestores escolares e representantes de conselhos de alimentação da região, além de integrantes do CECANE (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar), que atua na capacitação de conselheiros em todo o país.
De acordo com o presidente do CAE, Wilson Santana, o simpósio foi um momento de grande integração e troca de experiências. “O evento foi muito bom, com a presença de pais, professores, diretores e gestores das escolas. As palestras aconteceram de maneira harmônica, com muitas perguntas e participação ativa. Foi um evento bastante produtivo”, destacou.
Além das palestras e debates, o encontro contou com momentos de confraternização, incluindo um café da manhã e um coffee break que proporcionaram a troca informal de ideias e experiências entre os participantes. Segundo Wilson, esses espaços fortalecem os laços entre a comunidade escolar e o Conselho, aproximando ainda mais as famílias do processo de fiscalização e aperfeiçoamento da alimentação escolar.
A programação contou com palestras de especialistas da área, como a diretora do Departamento de Alimentação Escolar de São Caetano do Sul, Rose Magda Fiorotti, que falou sobre “Políticas Públicas e a Sustentabilidade na Alimentação Escolar de Qualidade”, e a diretora do Curso de Nutrição da USCS, professora Glaucia Figueiredo Braggion, com o tema “Educação Alimentar nas Escolas: Desafios e Oportunidades para Transformar Gerações”.
O CAE de São Caetano do Sul é um dos mais antigos e atuantes do Estado, com papel essencial na avaliação da qualidade nutricional, acompanhamento dos cardápios e fiscalização da aplicação dos recursos do PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em três décadas de trabalho, o Conselho tem contribuído para garantir refeições saudáveis e equilibradas aos estudantes da rede municipal.






