Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio do CGPURB (Comitê Gestor de Planejamento Urbano), realizou na noite desta quarta-feira (29/10), na Câmara Municipal, a 5ª Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor Estratégico 2026-2035, reunindo autoridades municipais, equipe técnica e representantes da sociedade civil.

A audiência foi conduzida pelo secretário de Obras e Habitação Seohab), Renato Rocha Ferreira; pelo diretor de Obras, André Paes Leme; pelo diretor de Planejamento de Infraestrutura, Marcello Rojas Martini; e pelo representante da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Marcelo Pante.

O secretário da Seohab, Renato Rocha abriu a audiência dando destaque às qualificações e à importância do Plano Diretor e de sua revisão. “Este é o principal instrumento de planejamento urbano do município, responsável por orientar o desenvolvimento ordenado, sustentável e voltado à melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou Renato.

Em seguida, o diretor de Obras, André Paes Leme, apresentou uma análise de caracterização geral do município e Diagnóstico Técnico, com base em dados do Censo 2022 e da Fundação SEADE, abordando aspectos demográficos, territoriais e socioeconômicos de São Caetano do Sul.

O representante da Semob, Marcelo Pante, apresentou o diagnóstico voltado à Mobilidade Urbana, destacando estudos e ações relacionados aos deslocamentos, transporte coletivo, integração modal e aprimoramento dos sistemas de gestão e monitoramento em tempo real, fundamentais para o planejamento e eficiência da mobilidade no município.

Complementando as apresentações técnicas, o diretor André Paes Leme apresentou também o Diagnóstico Participativo, as Diretrizes Estratégicas, a Síntese das Contribuições Recebidas, Problemáticas e Diretrizes Estratégicas, que reúnem estudos, dados e propostas construídas ao longo do processo de revisão do Plano Diretor Estratégico 2026-2035.

O conteúdo contempla temas como Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), Adensamento Qualificado e análise por eixos, considerando problemáticas, soluções e instrumentos urbanísticos a serem aplicados, como Outorga Onerosa do Direito de Construir, Operação Urbana Consorciada, fachadas ativas e fruição pública, entre outros.

Os vereadores presentes abriram a rodada de falas, contribuindo com reflexões e sugestões voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e ao aprimoramento das propostas discutidas durante o processo de revisão do Plano Diretor. A audiência contou com participação da sociedade civil, que contribuiu com observações e propostas voltadas ao aperfeiçoamento das políticas urbanas e ao fortalecimento do planejamento municipal, reforçando o compromisso coletivo com a construção de uma cidade mais equilibrada, inclusiva e sustentável.

O processo de revisão do Plano Diretor Estratégico 2026-2035 segue aberto à participação social. Os cidadãos podem encaminhar suas sugestões e colaborações pelo e-mail cgpurb@saocaetanodosul.sp.gov.br ou pelo site oficial: https://saocaetanodosul.sp.gov.br/planodiretor.