Prefeitura e Sírio-Libanês avançam na implantação do projeto Lean nas Emergências no Hospital Albert Sabin
- 10/12/2025
- postado por Mark Ribeiro
Foto: Eric Romero / PMSCS
O HMEAS (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin), em São Caetano do Sul, segue avançando na implantação do projeto Lean nas Emergências, que visa otimizar o fluxo de atendimento, reduzindo tempos de espera, ampliando a capacidade operacional e aumentando a segurança e a satisfação dos pacientes. Nesta quarta-feira (10/12), consultores do Hospital Sírio-Libanês estiveram no local para a capacitação teórica de profissionais.
A secretária municipal de Saúde e o diretor de Saúde, Ricardo Carajeleascow, participaram do encontro, que foi conduzido pelos especialistas em Processos Clécio Souza e Rodolfo Durante, além do médico consultor Cleber Maia (os três últimos do Sírio-Libanês).
Em outubro, representantes do Sírio-Libanês realizaram o DDC (Diagnóstico de Demanda e Capacidade), que avaliou a capacidade instalada do HMEAS, analisando estrutura e recursos humanos em relação à demanda atendida. O DDC possibilitará a análise de dados em comparação com os que serão coletados ao longo do projeto, que será finalizado em dezembro de 2026.
Até lá serão 16 encontros, sendo oito presenciais e oito on-line, para a capacitação teórica de profissionais e a implantação de práticas que otimizem os fluxos e processos do hospital.
O Lean nas Emergências faz parte do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). O Ciclo 10, para o qual o Hospital Albert Sabin foi selecionado, envolve hospitais de excelência no País, como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês, que são os mentores dos hospitais selecionados. O Fórum de abertura do projeto foi realizado em setembro.
Entre os principais resultados esperados com o projeto estão a redução do tempo médio de espera para triagem, que deverá ser em até dez minutos, e o atendimento médico em até trinta minutos.
Também se busca manter a taxa de ocupação da emergência menor ou igual a 85%, além de alcançar índices de satisfação superiores a 80% tanto entre pacientes quanto entre profissionais.
Outro objetivo importante é a diminuição de pelo menos 30% nos eventos adversos relacionados ao processo de atendimento, garantindo mais qualidade e segurança para todos.






