Em solenidade realizada no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, nesta quinta-feira (13/6), diretores e representantes das APMs (Associações de Pais e Mestres) de 63 escolas da rede municipal de São Caetano do Sul, além de três creches conveniadas, receberam as subvenções sociais de 2019.

Foi concedido um valor total de R$ 1.070.000,00 às APMs, que poderá ser utilizado para despesas de manutenção, realização de pequenas reformas e aquisição de produtos de limpeza, material escolar e brinquedos.

Na abertura da solenidade, o prefeito reafirmou o setor da Educação como prioritário em sua gestão. “Sinto-me muito feliz por ter anunciado, em menos de duas semanas, o investimento de mais de 16 milhões na Educação, somando-se as subvenções entregues hoje e os projetos de quatro novas escolas anunciados na semana passada”, destacou.

O secretário de Educação agradeceu ao prefeito pela concessão das subvenções. “Essas ações coletivas, que envolvem servidores públicos, educadores e famílias, tornam as nossas escolas mais valorizadas e fortalecidas. Os diretores, em conjunto com as APMs, poderão elencar prioridades para o investimento dessa verba.”

Na Escola Municipal de Ensino Alcina Dantas Feijão, por exemplo, o valor será investido em serviços de pintura e manutenção dos banheiros. “No ano passado, pintamos todas as portas e salas de aula”, contou Alessandra Mazzaro, mãe de uma estudante do 3º ano do Ensino Médio e integrante da APM há quatro anos. “A subvenção recebida pela Prefeitura é muito importante para nós. Apenas com os nossos recursos não conseguiríamos fazer tudo o que fazemos pela escola”, concluiu.

Mary Beatriz Ceccato, diretora da EMI (Escola Municipal Integrada) Thereza Coan Fiorotti, confirma a importância do apoio financeiro. “Sobretudo nesses tempos de crise econômica, com muito desemprego, nem todos os pais podem colaborar com a APM. A assembleia estipula um valor, mas deixa os pais livres para contribuírem com quanto puderem.”

ASSESSORIA INÉDITA ÀS APMs
Neste ano, o apoio da Prefeitura de São Caetano às APMs foi além da entrega de recursos financeiros. O prefeito aproveitou o evento para anunciar a criação de uma nova – e inédita – equipe de trabalho dedicada a assessorar as Associações de Pais e Mestres.

A equipe, composta pela professora Suzana Siqueira, diretora Vânia Maria Vecchini Rosa e pela integrante da APM Lizandra Ramiles, mãe de uma aluna da Escola Municipal de Educação Infantil Ângelo Raphael Pellegrino, irá receber demandas, dúvidas e sugestões das APMs de toda a rede municipal de ensino.

“Essa iniciativa é algo inédito em administração escolar. Acredito que nenhuma Secretaria de Educação dê essa atenção especial às APMs. Não tenho dúvida de que terá êxito”, afirmou o prefeito. “É um projeto inovador que vem unir ainda mais a força dos educadores e a força das famílias”, completou a professora Suzana.